Openbravo Forum End of Life Notice

Dear Openbravo Forum User,

Because of continued very low usage we decided to stop the forums on 31st of August 2017

In case of questions: webmaster "at" openbravo.com

Funcionamento Módulo Financeiro

<<

Alexsandro Haag

Post Tue Feb 09, 2010 8:09 pm

Funcionamento Módulo Financeiro

Olá pessoal!

Alguém conhece ou possue alguma documentação, tutorial, vídeo demonstrando o uso do módulo Financeiro do Openbravo. Pergunto porque não estou conseguindo entender o processo de recebimentos/pagamentos com a documentação disponível na Wiki.

O que estou precisando é realizar lançamentos manuais, tanto a pagar quanto a receber, e realizar as liquidações associando ao Plano de Contas.

Depois quero exibir um relatório com as seguintes informações:

DATA        NUMERO          PARCEIRO               CONTA                VALOR            SALDO

Agradeço a quem puder ajudar.

Obrigado!

Alex

Post Edited by alex_hg at 09/02/2010 16:10
<<

Ricardo Perez

Post Sat Feb 13, 2010 12:19 pm

RE:Funcionamento Módulo Financeiro

Alex,

primeiramente é necessário saber a Forma de pagamento, pois existem diversos modos de fazer isso no Openbravo.

No Wiki o mais completo sobre pagamentos pode ser encontrado em: http://wiki.openbravo.com/wiki/Functional_Documentation/Financial_Management/Receivables_and_Payables

Estamos fazendo uma série de vídeos com passo a passo para publicarmos...e será gratuito.

Pretendo colocá-los no ar conforme minhas aulas na universidade forem ocorrendo como tutorial para meus alunos. Publicarei os links por aqui ou no www.openvip.com.br

Hoje temos os manuais apenas para nossos clientes em PDF.

Abraços

Att.

Ricardo Rosmaninho

www.vipware.com.br

<<

Alexsandro Haag

Post Tue Feb 16, 2010 2:17 pm

Olá Ricardo,

gostaria inicialmente de realizar um lançamento a vista. A transação mais simples possível, sem integração com os demais módulos.

Saberia/Poderia me informar uma sequencia macro de passos para que eu consiga realizar o lancamento, liquidá-lo e exibir em algum relatório esta informação?

É que creio não poder aguardar pelos vídeos e já li esta documentação do Wiki, mas não consegui encaixá-la na realidade do cliente.

Estou a ponto de abortar o projeto e desenvolver a solução para o cliente. Mas queria realmente evitar isso e aproveitar a solução pronta do Openbravo focando apenas na adequação do mesmo para o seu negócio.

Se tiver ainda mais alguma informação que possa compartilhar agradeço novamente.

Obrigado!

Alex

<<

Alexsandro Haag

Post Thu Feb 18, 2010 4:09 pm

Sobre estes manuais dos clientes... Vocês comercializam?

Alex
<<

Ricardo Perez

Post Sat Feb 20, 2010 3:56 am

Alex,

Vou tentar ajudá-lo por aqui inicialmente. Quanto aos manuais, não comercializamos, cedemos em cada implantação com modificações que os clientes solicitam.

Quanto ao financeiro.

Esses recebimentos serão via baixa a partir do extrato bancário? O cliente pagou ou você pagou um fornecedor no banco ou localmente em sua empresa? 

São coisas distintas a baixa de uma invoice e a postagem contábil para aparecer em uma DRE ou Diário. É apenas a liquidação cont[abil que você quer ou é uma baixa financeira?

Obrigado

Att.

Ricardo Rosmaninho

www.vipware.com.br

<<

Alexsandro Haag

Post Sat Feb 20, 2010 1:54 pm

Quero apenas fazer a baixa financeira e exibir uma categoria de conta onde o débito/crédito foi realizado.

O mais simples possível. Praticamente um controle pessoal de finanças.

<<

Alexsandro Haag

Post Mon Feb 22, 2010 5:16 pm

O que estou precisando na verdade agora é realizar uma liquidação manual, registrá-la como paga e associá-la a determinada conta de despesa ou receita.

Após isso emitir um relatório das contas com seus respectivos valores.

Percebi que ao realizar o lançamento manual ele não fica ainda com status de "pago". Tentei então usar o "Gestão Estado Efeitos" para liquidá-lo e marcar o registro como "pago", porém só consegui trocar o status dele de "--" para "enviado" ou "recebido".

Estou emitindo este relatório: Gestao Financeira || Gestao Pagamentos e Recebimentos || Ferramentas de Analise || Relatorio de Pagamento

O que preciso fazer para enxergar estes lançamentos como pagos nos relatórios?

Obs.: Como estes lançamentos não tem vínculo com faturamento ou compras entendi que a melhor opção para lançamento direto no financeiro seria através de "Transações-Lançamentos Manuais". Seria mesmo esta a melhor opção para tal?

Ricardo, espero ter ajudado um pouco mais com estas informações. Se precisar de mais algum dado me informe ok?

E mais uma vez, muito obrigado!

Alex

<<

Ricardo Perez

Post Mon Feb 22, 2010 7:37 pm

Alex,

vamos começar a adotar um procedimento de resposta dos fóruns em vídeo no Youtube.

Criei como resposta ao seu Post o vídeo em: http://www.youtube.com/watch?v=FpzjI8N1dzE

Att.

Ricardo Rosmaninho

www.vipware.com.br

<<

Alexsandro Haag

Post Mon Feb 22, 2010 10:01 pm

Muito bom Ricardo.

Já assisti e achei bastante simples.

Vou simular na base aqui.

Obrigado!

Alex

<<

Alexsandro Haag

Post Sat Mar 06, 2010 2:51 pm

Olá Ricardo,

fiz a simulação do procedimento confome o vídeo que criou e funcionou como esperado. O detalhe porém é que gostaria de alocar as contas de receita/despesa para contabilidade nas suas devidas categorias de contas.

Exemplo: Efetivei um pagamento de um item de matéria-prima para determinado fornecedor. Com isso gostaria que fosse feita uma entrada na Contabilidade para a Conta do Fornecedor e também na minha conta de compra de matéria-prima.

Acho que com o pagamento pelo extrato bancário isso não é possível né?

Pergunto por que pelo que vi contabilizou apenas as contas de débito/crédito da movimentação bancária do banco.

Minha pergunta então é qual seria a maneira correta para eu implementar o Openbravo para que faça os registros conforme o exemplo citado?

Next

Return to Openbravo Brazil